Sonic The Hedgehog
Introdução Em 1991 o mundo conheceu um personagem que hoje é um dos mais famosos do mundo dos games. Estamos falando de Sonic The Hedgehog. A Nintendo já tinha a sua mascote, o Mario, a Sega tentou apostar o Alex Kidd, mas não conseguiu, então, ele investiu bem no jogo Sonic The Hedgehog, onde o protagonista é um ouriço azul que corre na velocidade da luz // Enredo Sonic e seus amigos viviam tranquilamente na Ilha do Sul até aparecer Dr. Robotnik, um cientista maluco que quer dominar o mundo, ele capturou vários animais para realizar seu novo plano: Fazer um exército de robôs (badniks) comandados por esses animais, enquanto Sonic lida com esses badniks, sobra tempo para Robotnik procurar as misteriosas Chaos Emeralds (ou Esmeraldas do Caos, em Português). O poder dessas pedras é desconhecido, mas quem as possuir terá uma grande fonte de energia. Agora Sonic, com sua velocidade, terá que deter o terrível plano de Dr. Robotnik. Será que Sonic conseguirá?
Fases Green Hill Zone - Uma paisagem tropical, típica de ilha, repleta de loopings e paredes que escondem acessos secretos. Dica: para acessar as passagens secretas pegue velocidade, e faça o uso do giro-supersônico para quebrar. Não são todas as paredes que possuem isso. Dica: Alguns monitores ficam escondidos nas palmeiras. Antes do chefe, no terceiro ato, há uma invencibilidade escondida na palmeira logo no início da ponte. Para pegá-la, você terá que pegar impulso, voltando um pouco para trás. Chefe: facílimo: basta subir numa das plataformas e acertá-lo quando a bola estiver do lado oposto. Após isso lembre-se de correr para o outro lado tomando cuidado para não ser atingido. Basta acertar o chefe 8 vezes e você já terá ele destruído. Marble Zone - uma linda fase que esconde palácios construídos de mármore. O fogo poderá ser um grande obstáculo, tome sempre cuidado para não cair nele. Cuidado com os morcegos e com os espinhos que aparecem de vez em quando do nada. Dica: no ato 1, na parede ao lado de um dos espinhos em forma de piano há uma passagem secreta para vários rings e vida. É logo no final da fase. Pule e vá pela esquerda. Dica: lembre-se sempre de procurar os acessos secretos que escondem vários itens: há um logo no início do primeiro ato. Dica: cuidado com a minhoca robô: lembre-se de acertar a sua cabeça. Chefe: aproveite logo que ele surgir para acertá-lo o tanto quando puder. Quando ele subir para cima de uma das plataformas ele vai jogar um fogo que se espalha pela plataforma toda. Você tem que pular para a outra plataforma e de lá acertar ele. Oito batidas e pronto! Spring Yard - cenário de fim do dia, com muitas luzes e molas. É preciso tomar muito cuidado, pois em vários pontos você pode cair num abismo e morrer. Cuidado com os espinhos, que nesta fase estão espalhados de modo diferente: em pedras flutuantes e em obstáculos giratórios. Dica: em algumas paredes há acessos secretos com anéis e monitores. Dica: cuidado para não ser esmagado pelas plataformas móveis. Chefe: é um dos mais difíceis do jogo. Logo que ele surgir, procure acertá-lo ao máximo, e quando ele estiver para se abaixar, não o atinja mais por baixo porque ele usará um espinho que vai destruir pouco-a-pouco a plataforma. Aproveite quando ele se abaixar para acertá-lo, mas acerte-o e use o direcional para voltar para a plataforma, caso contrário você vai escapar do cenário. Lembre-se: você tem que ser rápido, pois pode ficar sem ter chão para pisar, pois a cada vez que o chefão se abaixa, ele destrói um pedaço da plataforma. São 8 batidas. Labyrinth Zone - primeira fase aquática do jogo, repleta de obstáculos. Dica: logo no início do ato 3 você vai ficar caindo pelo riacho infinitamente. Você precisa chegar na segunda plataforma e acionar o botão (para chegar nela, basta pular, sem usar o direcional). Dica: cuidado com os inimigos que surgem do chão: para identificá-los eles deixam parte do seu corpo para fora. Dica: cuidado com os eixos giratórios com uma pedra de espinho na ponta. Às vezes é melhor ter calma, e ficar o mais próximo possível do eixo central para continuar atravessando o cenário. Dica: para recuperar o fôlego, procure as bolhas de ar, que ficam espalhadas em vários locais. Apenas as bolhas grandes dão ar. Elas surgem de um aglomerado de bolhas. Chefe: você o enfrentará andando pelo cenário. Por isso é preciso ter calma, pois tem realmente muitos obstáculos. Não é preciso bater no chefe, basta você desviar dos obstáculos. O chefe fugirá quando você chegar até a parte final da fase. Star Light - fase de cenário noturno, cheia de loopins e inimigos-bombas. Tem também muitos locais com perigo de escapar do cenário. Dica: em alguns locais você só consegue prosseguir se ficar na gangorra: para isso, pule do lado em que não há o obstáculo e fique nele até ter impulso suficiente para chegar na plataforma. Dica: com os inimigos-bomba, espere eles se acenderem e então escape um pouco para que os pedaços dele não te atinjam. Chefe: no cenário do chefe haverá três gangorras. Robotnik passará por elas e deixará uma pedra-espinho que se destruirá. Tome cuidado com os seus destroços. Quando ele soltar essas pedras-bombas sobre um lado da gangorra, você tem duas opções: você pode pular no lado oposto para que elas atinjam o chefe quando ele passar por cima ou senão, você pula no lado oposto, e vai para o outro lado, e lá você ganhará impulso suficiente para alcançar o chefe. Scrap Brain - a penúltima fase fase do jogo. É um laboratório maluco, com muitos obstáculos, choques, raios, fogo e inimigos. Cuidado com as tochas de fogo e com os esmagadores. Dica: na parte externa, tome cuidado com as plataformas que se abrem e fecham, para que você não pule justo na hora em que elas forem abrir. Essa fase não tem chefe. O terceiro ato é apenas uma transição, que você pode seguir por dois caminhos: por cima ou por baixo. Final Zone - um único ato e zero anéis para você enfrentar o chefão final, que não é difícil. Robotnik surgirá por meio das plataformas. Sempre fique no lado da direita, pois lá você nunca será acertado. Quando as plataformas surgirem, você terá que usar um pouco de intuição porque Robotnik sempre estará numa delas. Quando for criado as bolas de eletricidade, você tem que procurar qual delas têm mais espaço entre si e procurar ficar nesse local e pular quando eles chegarem perto. Depois, corra novamente para a direita. Oito batidas e você terá fechado o jogo! Special Stage Quando você termina os atos 1 e 2 com mais de 50 anéis, ao final da fase você encontrará um anel gigante logo acima da placa. Entre dentro dele: ele fará o acesso a uma fase secreta chamada Special Stage. São seis no total. O Estágio Especial é um labirinto gigante cheio de anéis e que guarda a Esmeralda do Caos. Para você acessá-la, será preciso destruir a sua proteção, que é composta de pedras especiais. Basta encostar nelas para desaparecerem. Após isso é só resgatar a esmeralda! Elementos do Estágio Especial: "Up" e "Down", modifica a velocidade de rotação do estágio; "R", rotaciona o estágio para o lado inverso; Estrela, ajuda a pular; e, finalmente, Goal, faz você cair fora. Coletando mais de 50 anéis (não há como contar) você consegue um Continue (+3 vidas) e juntando mais de 100 você ganha uma vida extra. Você ouvirá uma musiquinha quando isso ocorrer. Somente conseguindo as seis Esmeraldas do Caos você terá o final verdadeiro do jogo, pois elas serão usadas para restaurar a destruição feita por Eggman.
valiação Gráficos: um dos melhores do Mega! Belas texturas e cenários. Jogabilidade: está boa, mas precisava ter mais algumas habilidades. Trilha sonora: Muito boa também! Mas perde para Sonic 2 e Sonic 3 e Knuckles Diversão: garantida! 6 zonas com 3 act’s é muito desafio e diversão
Fonte: Power Sonic e ProSonicGamers.Net
O jogo possui 7 fases. Cada uma é dividida em atos, sendo em número de 3 até a sexta fase, e num único ato para a sétima fase. Você sempre enfrenta o chefe no Ato 3.